sábado, 19 de dezembro de 2009

Garoto velho - vingança e toda a crise de sentimentos

Oldboy faz parte da Trilogia da Vingança, sequência de filmes do diretor sul-coreano Chan-wook Park, que além de Oldboy filmou Mr. Vingança e Lady Vingança, que seguem a linha da extrema dor e perda de alguns personagens que vão atrás de se vingar a qualquer custo.
A história de Oh Dae-su me provoca calafrios de o início: só de pensar num enclausuramento de 15 anos sem saber o motivo da prisão, me faz refletir se eu sobreviveria em uma situação dessas. O roteiro, assim como a fotografia, trilha sonora e algumas atuações me chamaram a atenção pela densidade. Todo o clima gerado pelo filme, por mais frios e sul-coreanos que sejam os diálogos, é tenso e nervoso. Oh Dae-su é um pobre diabo que, por 15 anos foi obrigado a viver com ele mesmo, na mais completa solidão de um quarto de apartamento trancado. Sufocante pensar na presença eterna da dúvida e do surrealismo de estar trancafiado sozinho, com a TV ligada e um mundo paralelo dentro de um cômodo.
Esse, pra mim, é o ponto forte do filme: que vingança mais homeopática, prender e aprender sobre uma pessoa durante 15 anos para se ter total controle de suas atitudes nos próximos. Qual o tamanho da dor que alguém pode carregar, pra viver disso? Ora, vingança não é nada mais que uma maneira psicótica de exorcizar dor. Pode doer tanto assim? Falo do que não sei, porque até hoje nada me deixou tão transtornada a ponto de querer trancar alguém por 15 anos num quarto. Ok, devo ter tido essa vontade em algum momento, mas por em prática... Bem, eu não estaria disposta a perder mais 15 anos remoendo um sentimento ruim. E descontando em quem me provocou. Mas esse é o teor da vingança, parece que cada uma é tão pessoal que foge do entendimento de quem não sente.
Eu, hein.

Nenhum comentário: